top of page

INSTITUTO SAÚDE DO CÉREBRO
THE SQUARE PARK OFFICE, SALA: 421

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUTO SAÚDE DO CÉREBRO
THE SQUARE PARK OFFICE, SALA: 421

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUTO SAÚDE DO CÉREBRO
THE SQUARE PARK OFFICE, SALA: 421

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICÓLOGICA

Consulta 1: Anamnese com Paciente e/ou Familiar;

Consulta 2: Anamnese com o Paciente;

 

Consulta 3: Eletroencefalograma Quantitativo (QEEG);

Consulta 4: Investigação das Possíveis Dificuldades nas Funções Executivas;

 

Consulta 5: Bateria de Avaliação Cognitiva Computadorizada;

 

Consulta 6: Devolutiva: Resultados, Plano de Ação e Encaminhamentos.

 

ATENÇÃO: A avaliação psicológica e neuropsicológica segue as demandas e necessidades de investigação dos possíveis fatores coexistentes relacionados a queixa principal apresentada pelo paciente ou seu familiar, diante dos fatos, não é possível prevê a quantidade de consultas exatas. O protocolo apresentado acima é um parâmetro de um processo sem intercorrências, não significa que será o suficiente, em caso da necessidade elucidar outros sintomas e problemáticas apresentadas pelo paciente.

Abaixo você encontrará todos os detalhes de cada procedimento.

SEPARADOR ORGANIZADOR
SEPARADOR ORGANIZADOR
SESSÃO DE ACONSELHAMENTOE PSICOTERAPIA

Entrevista psicológica, aplicação de escalas e questionários.

Anamnese com o paciente:

Histórico do paciente, aplicação de questionários e escalas.

Anamnese com familiar:

SEPARADOR ORGANIZADOR

Mapa Cerebral

Eletroencefalograma Quantitativo

O Eletroencefalograma Quantitativo (QEEG) ou “mapa cerebral” é uma ferramenta para avaliar de forma objetiva e científica a atividade elétrica das ondas cerebrais de um paciente. Isso ajuda a identificar áreas específicas do cérebro que não estão funcionando de maneira ideal.

Todo o procedimento possui a duração de aproximadamente 30-45 minutos e é realizado, por meio, de eletrodos posicionados no couro cabeludo, de forma não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais.

Posteriormente, os dados são comparados a um banco de dados normativo e os resultados são utilizados para contribuir como um guia para o tratamento terapêutico e/ou medicamentoso, promovendo maiores chances de sucesso.

MAPA CEREBRAL E ELETRODOS
SEPARADOR ORGANIZADOR

ATIVAÇÃO: Organizar, Priorizar e Iniciar uma Atividade.

A ativação aborda dificuldades que os indivíduos podem ter para organizar tarefas e materiais, estimar o tempo, priorizar tarefas e iniciar tarefas semelhantes ao trabalho (ou seja, atividades que eles geralmente não escolheram por prazer).

FOCO: Foco, Manutenção e Mudança de Atenção para Tarefas.

Aqui são abordados problemas que os indivíduos podem ter em manter a atenção e o foco para tarefas semelhantes ao trabalho ou em mudar a atenção quando necessário de uma atividade para outra.

 

ESFORÇO: Regulação do Estado de Alerta, Esforço de Sustentação e Velocidade de Ajuste do Processamento:

Problemas que os indivíduos podem ter para ficar alertas e manter o esforço suficiente para tarefas relacionadas ao trabalho/acadêmicas. Também aborda dificuldades com o processamento de informações, a realização de tarefas e a manutenção da consistência o do desempenho.

EMOÇÃO: Gerenciar Frustração e Modulação de Emoções:

Embora o DSM-5 não reconheça nenhum sintoma relacionado ao manejo das emoções como aspecto do TDAH, muitos com o transtorno descrevem dificuldades crônicas para gerenciar frustração, raiva, preocupação, decepção, desejos e outras emoções.

MEMÓRIA: Utilizando Memória de Trabalho e Acessando Recall:

Muitas vezes, as pessoas com TDAH relatam que têm memória adequada ou excepcional para coisas que aconteceram há muito tempo, mas grande dificuldade em lembrar onde eles apenas colocaram algo, o que alguém acabou de dizer a eles, ou o que eles estavam prestes a dizer.

AÇÃO: Monitoramento e Ação Auto-Regulante:

Dificuldade crônica em regular o ritmo de suas ações para desacelerar ou acelerar conforme necessário para tarefas específicas. Os itens deste conjunto envolvem, questões sobre interromper os outros, estar excessivamente inquieto, cometer erros descuidados e ser perturbador para os outros.

SEPARADOR ORGANIZADOR
SEPARADOR ORGANIZADOR

Bateria de Avaliação Cognitiva Computadorizada

O perfil neuropsicológico e cognitivo do paciente é avaliado com o objetivo de descartar qualquer disfunção cognitiva e condições neurológicas, o paciente é submetido a uma bateria de exercícios computadorizados e dinâmicos para avaliar 22 habilidades cognitivas fundamentais. A avaliação utiliza escalas clínicas e testes validados com base na idade e sexo do paciente para avaliar:

Atenção Dividida, Foco, Inibição, Atualização, Memória Fonológica a Curto Prazo, Memória Contextual, Memória a Curto Prazo, Memória não verbal, Memória Visual a Curto Prazo, Denominação, Coordenação Olho-mão, Tempo de Resposta, Percepção auditiva, Estimativa, Reconhecimento, Percepção Espacial, Percepção Visual, Exploração Visual, Planificação, Velocidade de Processamento, Flexibilidade Cognitiva.

CÉREBRO

Investigação das Possíveis

Dificuldades nas Funções Executivas

Por meio de escalas padronizadas, são avaliados os 6 (seis) principais conjuntos de funções executivas que interferem na vida do paciente com TDAH, como:

SEPARADOR ORGANIZADOR

Resultados, Plano de Ação e Encaminhamentos

Com base nos resultados de toda a avaliação é possível estabelecer um protocolo de tratamento terapêutico e direcionar um possível tratameto farmacolóogico, assim como, realizar os encaminhamentos necessários para outras especialidades médicas, sempre que necessário.

SEPARADOR ORGANIZADOR
Logo marca do neuropsicólogo Luan Gama
bottom of page